fbpx

Ritmos Brasileiros

Por Matheus Prado

Por fim destaco a minha maior paixão como músico, percussionista, professor e pesquisador; os RITMO BRASILEIROS!

Foi conhecendo nos guetos, nas ruas, nas rodas e nas manifestações das tradições e festas populares que tive contato de verdade com os ritmos brasileiros. é claro que estão nas camadas mais simples do nosso espectro social o grande segredo dos ritos e passagens da nossa cultura

 É de  lá que se conta a história de um Brasil de verdade, que muitas pessoas tentam ignoram ou teimam em não conhecer e reconhecer. Nos ritmos brasileiro se encontram nossa cultura, nossa identidade e nossa história de formação única e miscigenada.

 

Além deste aspecto de identidade social, os Ritmos Brasileiros são com certeza uma grande maneira de ampliar seu repertório musical, já que carregam em si tanto conteúdo de diversidade. Diversidade rítmica, diversidade de instrumentos, diversidade de formações musicais, diversidade de história

Como o ritmo é o conceito musical primordial, mais simples e fundamental da como um todo, num país como o Brasil é um prato cheio para buscarmos conexões entre pessoas, alunos e praticantes de música em geral. são associações históricas diretas da formação do nosso povo, conhecer nossas diferentes tradições das regiões e é claro, aumentar sua capacidade de tocar, criar e ensinar música.

Os Ritmos Brasileiros não fazem parte da nossa formação cultural, eles são propriamente a nossa cultura, história e resistência caminhando juntas. Vamos aprender?!   



Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SOBRE O AUTOR

Matheus Prado é percussionista, pesquisador e arte educador. Formado em Licenciatura em Música pela Faculdade Santa Marcelina e em cursos de formação do Instituto Brincante, iniciou sua carreira como docente ministrando aulas particulares e oficinas para companhias de teatro e grupos particulares desde 2003. Como professor regular de música lecionou no Colégio Giordano Bruno no período de 2008 a 2010 no ensino fundamental.

No ano de 2012 abriu a Sala do Batuque, espaço que dedica para o ensino de suas práticas e pesquisas musicais do Brasil e América Latina. E desde de 2013 faz parte do corpo docente de professores do renomado Instituto Brincante nos cursos de “Dança e Percussão” e “Percussão Brasileira”, além de atuar em vários espetáculos como artista da casa.

Como músico atuante na cidade de São Paulo, dentro de seus projetos e bandas já performou ao lado de João Donato , Chico César, Arthur Verocai, Lurdez da Luz, Paulo Miklos, Elza Soares, Hildon, Letieres Leite, Carlos Malta, entre outros. Atualmente participa como percussionista e membro de grupos relevantes de música brasileira instrumental como Silibrina e Projeto Coisa Fina, além de colaborar com a música de baile e canção nos trabalhos do Bloco Lua Vai e da cantora Victoria Saavedra. 

LEIA NOSSO BLOG

Aula de percussão – Capoeira

Capoeira Aprenda uma levada de capoeira no pandeiro!! https://youtu.be/ciwjIzqu6JA Fala batuqueirxs!! Nesse vídeo vou te ensinar uma levada de capoeira. A capoeira é uma importante

Leia Mais