fbpx

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SER UM PROFESSOR HOJE EM DIA

Quais são os principais problemas dos professores hoje em dia?

Conversamos com mestres da educação sobre esse assunto e condensamos a pesquisa num artigo

Por Vic Hime

A Sala do Batuque realizou uma pesquisa com professores de diferentes áreas, sejam eles músicos ou não e percebemos que todos possuem queixas em comum no seu dia-a-dia. Dessa forma nesse artigo, listamos os resultados dessa pesquisa para que todos fiquem sabendo da realidade de encontramos nas salas de aula.

Nossa idéia é primeiramente listar esses problemas, de forma que facilite para quem estiver pesquisando, encontrar as soluções.

Como professores estamos sempre buscando nos conectar como grupo e coletivo, assim com os problemas na mesa, podemos dialogar e aprender como administrar esses problemas.

Falta de tempo para planejamento

Conversando com professores percebemos que hoje em dia, sua profissão consiste em lidar com várias funções na sala de aula, como se atualizar aos assuntos novos, corrigir materiais, apresentar conteúdos, administrar excursões, bem como trazer novas abordagens criativas para atender às tendências educacionais atuais.

Obviamente, lidar com essa multi-tarefa se torna desafiador, pois mesmo tentando não há como ter tempo suficiente para preparar, planejar e executar todas as tarefas que se espera deles.

Muita papelada

Além de preparar um conteúdo de ensino de qualidade, é comum que a direção da escola atribua aos professores muitas funções extras, como de socioeducador, assistente social, conselheiro e muito mais. Construir sistemas de análises confiáveis e atualizar indicadores de crescimento do aluno são um dos desafios do professor hoje em dia. 

“O excesso de papelada consome muito tempo afetando seriamente a qualidade do trabalho que se entrega”, diz Lúcia, professora de Música do 3o Ano. “Lidar com tudo isso é um grande desafio. Tais excessos podem afetar sua saúde e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.”

Pressão da direção

“Dentro do mundo do professor existe competição, ao contrário do que acontecia no passado.” Os professores se queixam de que estão sendo desafiados a sempre dar o seu melhor pois sempre existe a premissa que existe alguém mais qualificado que poderia assumir seu lugar.  

Um professor é responsável pelo desempenho da turma, pelos indicadores de crescimento do aluno e até mesmo pelos fatores disciplinares da turma que ensina. Ser responsável por uma série de funções além do ensino de qualidade certamente pressiona e afeta o desempenho dos professores.

Aluno Lento e Aluno Rápido – Equilibrando a diferença de aprendizado

Seja qual for a matéria, os alunos possuem ritmos de aprendizados diferentes. Ensinar a todos da mesma maneira é um sério desafio. Hoje em dia, os professores gastam muito tempo criando estratégias de ensino diferenciadas para aplicar para alunos lentos e rápidos. 

Ainda que seja uma queixa entre os professores, percebemos que uma vez que você aprenda a resolver essa situação, será uma experiência fortalecedora para sua carreira.

“Muito cacique para pouco Índio”

Os professores estão, entre muitos “mestres”, como pais, alunos e gerentes de escolas. Satisfazer à todos pode ser um sério desafio. Uma administração que não apóia o professor e suas decisões faz com que o trabalho seja mais difícil para eles. Além disso, é comum haver discussões ou mesmo brigas entre a comunidade escolar e tomar uma posição para resolver a situação pode ser um pouco preocupante para os educadores, pois as escolhas ficam entre a justiça e sobrevivência.

Síndrome do “burn out”

Ser professor é divertido e dá uma certa sensação de jovialidade quando estamos na companhia de crianças e jovens. Mas, ao mesmo tempo, por conta de muitos fatores já apresentados, o trabalho pode gerar um rápido desgaste. A sensação de sobrecarregá, falta de suporte, falta de um pagamento digno, falta de tempo pessoal, dificuldade de conciliar trabalho-vida pessoal e não conseguir um descanso adequado podem resultar em esgotamento. O excesso de trabalho afeta o professor mais enérgico e isso muda a maneira como eles lidam com as aulas, causando problemas mais sérios neles.

Falta de financiamento

Em escolas da elite esse não é um problema tão comum, porém, na grande maioria dos casos percebemos como é fundamental ter um financiamento adequado para o sucesso das estratégias de ensino. Dentro da pesquisa conhecemos professores que acabam pagando do bolso para garantir as atividades planejadas.

Provas e Provas – Padronização das Notas

Assim como os alunos possuem processos de aprendizados diferentes, os processos de avaliação deveriam ser adaptados a cada caso. Por conta disso, os professores estão ansiosos para descobrir formas justas de avaliar seus alunos. No entanto, se a direção insistir no método de testes padronizados, será uma tarefa difícil para os professores. Isso os obriga a mudar sua abordagem de ensino e limita o escopo de idéias criativas para elevar o progresso dos alunos.

Falta de suporte dos pais

Os pais devem ser os parceiros de trabalho ideais dos professores para proporcionar a melhor experiência de aprendizagem aos estudantes. Se os pais se afastarem da sua responsabilidade, pode ser difícil para os professores lidarem com alguns dos alunos. Esta é uma das razões pelas quais os professores estão marcando reuniões e comunicá-los para que possam observar o progresso de seus filhos.

Mudança nas tendências educacionais

Este é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, pois as tendências educacionais vêm mudando a cada ano. As escolas adotam novas tecnologias e ferramentas a fim de atualizar as novas tendências. Entretanto, as escolas, podem não fazer o mesmo esforço para dar um treinamento adequado aos professores. Isto pode resultar em inconsistência em seus estilos de ensino e levar à frustração no trabalho.

Limitações para disciplinar os alunos

Nem todos os alunos são educados e respeitosos. Constantemente observamos casos de desrespeito grave. Os professores dentro de suas funções devem pensar duas vezes antes de responder, pois as coisas podem virar-se contra eles de maneiras inesperadas. Dessa forma, violência em sala de aula pode acabar com seu amor pelo ensino.

Falta de tempo para si

Por conta da multitarefa, os professores são forçados a negligenciar seus próprios corpos. Eles não bebem água entre as pausas no trabalho e, muitas vezes chegam a não almoçar. Além disso, é comum que o professor assuma funções extras somente porque se preocupa mais com seus alunos do que com eles mesmos.

Falta de Variedade nas Atividades

Problemas aparecem quando um currículo específico é prescrito para todos. O ritmo de compreensão de um conceito difere de criança para criança – adulto a adulto. A situação torna-se crucial quando é esperado que os professores apliquem um currículo padrão a alunos com necessidades variadas. Os professores também não têm tempo suficiente para adaptar o conteúdo de forma atraente de acordo as diferentes capacidades de aprendizado.

Pressão por não poder dar meu melhor – Inspirando os alunos a serem mais proativos

Os professores enfrentam um momento difícil para conseguir que os alunos sejam mais proativos. Muitas vezes a auto pressão se verifica quando analisamos as aulas e para os professores ela não é dada de forma convincente, o que gera ainda mais pressão

Uso de livros didático desatualizados – Tecnofobia

Os professores são obrigados a seguir os livros didáticos desatualizados, que objetivamente afeta os exames finais dos alunos. A exposição limitada no aprendizado faz uma enorme lacuna entre o que é exigido dos alunos e o conhecimento que eles possuem para enfrentar as preocupações. Além disso, embora nesta situação atual de pandemia, as salas de aula virtuais se tornaram uma janela de esperança para o sistema educacional, também tem sido difícil para os professores se adequarem a tecnologia.

Mais da metade da população de professores não é especialista em tecnologia e, portanto, eles possuem dificuldade em implementá-la nas salas de aula. Estudos têm mostrado que até professores veteranos se sentem desconfortáveis e menos confiantes com salas de aula virtual.

Conclusão

Ainda que esse artigo da luz a sérias questões que como professores enfrentamos no dia-a-dia fazemos o que fazemos por amor ao ensino, pelo poder de transformação que nosso trabalho gera na vida das pessoas, dessa forma aprendemos a superar obstáculos que nem sabíamos da sua existência no passado.

Mas e se o mundo fosse diferente? Também como professor imagino situações utópicas, sonho com processos menos cansativos e mais proveitosos para aquele se doa em nome do progresso humano.

Ser professor é um gesto de amor, um ato de serviço e ao mesmo tempo uma profissão, dessa forma escrevemos esse artigo para nos unir com quem sofre esses problemas e poder discutir as causas, consequências e possíveis resoluções para esses conflitos.

Aqui na Sala do Batuque somos alunos e professores, dentro dessa versatilidade transitamos entre água e vinho para trazer atividades e cursos que possam fazer da sua vida como educador diferente.

Existem problemas que não listei? Quais outras realidades você enfrenta no seu dia a dia. Deixe na caixa de comentários sua opinião que insiro no texto se for plausível.

Um forte abraço e até o próximo texto.



Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SOBRE O AUTOR

Vic Hime é baixista, músico e produtor musical. Desenvolve um trabalho com ensino musical a 10 anos dando ênfase em processos de aceleraramento do processo de aprendizagem dentro da música.

Atualmente é apresentador da série de vídeos “Fundamentos do Ritmo” da Sala do Batuque. Uma séria de vídeos criada para treinar seu ouvido interno e sua percepção musical.

Vic Hime é produtor da Sala do Batuque e trabalha ao lado de Matheus Prado para disseminar a Cultura Brasileira e os Ritmos Latino Americanos.

LEIA NOSSO BLOG

Aula de percussão – Capoeira

Capoeira Aprenda uma levada de capoeira no pandeiro!! https://youtu.be/ciwjIzqu6JA Fala batuqueirxs!! Nesse vídeo vou te ensinar uma levada de capoeira. A capoeira é uma importante

Leia Mais