fbpx

COMO MELHORAR MEU TEMPO INTERNO SE SOU MÚSICO?

Como já falamos existem diversas formas de você praticar seu senso rítmico e seu tempo interno. Aqui na Sala do Batuque disponibilizamos uma série de conteúdos que vão facilitar seu aprendizado e te ajudar a caminhar pro próximo nível.

Por Vic Hime

A seguir continuamos nossa série de dicas de como praticar e estudar ritmo. No texto anterior ensinamos sobre tocar “simples, lento e contínuo”, sobre se gravar tocando e sobre dançar.

Aqui falaremos sobre outras ferramentas disponíveis para você praticar ritmo dentro de um contexto mais musical, para quem já tem algum tempo de caminhada.

Toque e conte

Encontre uma gravação da sua música favorita e bata palmas no pulso enquanto escuta. Você também pode bater na sua perna, seu violão, piano, ou uma mesa. Quando você se sentir confortável, adicione a contagem. Conte “um, dois, três, quatro” ou “um, dois, três” dependendo da fórmula de compasso. A maioria das músicas tem a sensação de três ou quatro batidas em cada compasso. Experimente os dois e veja qual se encaixa.

Pratique a subdivisão

Agora que você contou a batida básica da sua música, você deve praticar subdividir. Aprender a subdividir é a base para estabelecer seu senso interno de ritmo.

Subdivisão é a prática de dividir as batidas de uma música em batidas mais curtas. Por exemplo, se você tem uma música composta apenas de semínimas, para subdividir você pode contar “um, e, dois, e, três, e, quatro e …” em vez de “um, dois, três, quatro . ” 

Toque com um metrônomo

Agora, pegue aquela música que você gravou antes, ajuste o metrônomo para uma batida lenta e constante e novamente, toque junto. Primeiro, se acomode, sentindo seu pulso cinestésico – aquele senso interno de ritmo.

Pratique ritmo e tempo em diferentes instrumentos

Outra coisa a ter em mente é que as práticas de ritmo e tempo podem diferir de instrumento para outro. Para se ter uma ideia, vejamos alguns exemplos de instrumentos comuns.

Se você tem uma música complexa no piano, é recomendável começar com a parte da mão esquerda, pois geralmente é mais fácil e fornece uma estrutura para a progressão da composição. Quando você dominar a mão esquerda, é hora de se concentrar nas melodias da mão direita. A mão direita geralmente tem ritmo e tempo muito mais complexos, então preste atenção a isso. Depois de dominar cada parte individualmente, tente juntar as duas.

Outro exemplo seria se você fosse um guitarrista. Quando você começa com uma nova peça, deve ter como objetivo dominar o ritmo da mão direita para sentir o padrão que irá dedilhar. Depois disso, seria recomendável estudar os acordes e/ou riffs melódicos para a mão esquerda.

Para muitos outros instrumentos, temos uma estratégia básica, toque a peça ignorando ritmos complexos, apenas com o objetivo de tocar as notas corretas e introduza os ritmos posteriormente.

O Melhor de Todo seu Esforço

Apesar das diferenças, as habilidades de ritmo e tempo são compartilhadas entre os instrumentos, então, quando você melhorar seu ouvido e seu tempo em um instrumento, será mais fácil lidar com peças complexas em outro instrumento, já que sua capacidade de sentir o ritmo já está treinada.

Tenha Paciência

O ritmo e o tempo são fundamentais para a música e são habilidades que você estará continuamente aprimorando e desenvolvendo à medida que se aprimora como músico ou música. 

Não estude para que o domínio venha do dia para a noite, dependendo da complexidade rítmica, pode levar vários meses para dominar. Embora o ritmo e o tempo sejam considerados habilidades básicas, é um estudo pro resto da vida.

Seja paciente e pratique dia após dia sempre que tocar seu instrumento. Use as técnicas acima e você verá um progresso rápido!

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SOBRE O AUTOR

Vic Hime é baixista, músico e produtor musical. Desenvolve um trabalho com ensino musical a 10 anos dando ênfase em processos de aceleraramento do processo de aprendizagem dentro da música.

Atualmente é apresentador da série de vídeos “Fundamentos do Ritmo” da Sala do Batuque. Uma séria de vídeos criada para treinar seu ouvido interno e sua percepção musical.

Vic Hime é produtor da Sala do Batuque e trabalha ao lado de Matheus Prado para disseminar a Cultura Brasileira e os Ritmos Latino Americanos.

LEIA NOSSO BLOG

Aula de percussão – Capoeira

Capoeira Aprenda uma levada de capoeira no pandeiro!! https://youtu.be/ciwjIzqu6JA Fala batuqueirxs!! Nesse vídeo vou te ensinar uma levada de capoeira. A capoeira é uma importante

Leia Mais