fbpx

A importância da Percussão Corporal

Por Matheus Prado

Não há nada mais democrático no ensino musical do que o nosso próprio corpo sabia?! Como assim? Ninguém melhor do que meus amigos dos Barbatuques, grupo radicado em São Paulo e que se dedica a mais de 25 anos no desenvolvimento da técnica de Percussão Corporal, para explicar o que é Percussão Corporal! Veja: 

“A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como instrumento musical. É uma ideia e prática muito utilizada nos antigos rituais de índios e tribos xamãs por exemplo, pois se acredita que antes mesmo do ser humano desenvolver seus tambores e instrumentos musicais eles já batucavam em seu próprio corpo, produzindo idéias musicais. 

 

 

 

No último século o resgate dessa idéia vem sendo aperfeiçoada por diversos grupos e profissionais, tanto da música quanto da dança, ao redor do mundo.” 

 

Com essa breve explicação, já dá pra entender o quão importante pode ser a experiência e domínio da Percussão Corporal para um arte educador,  músico, ou percussionista. Afinal, não é necessário nenhum tipo de limitação com material, equipamento e até estrutura de sala… basta ter o seu corpo e de seus alunos dispostos ao ar livre. A diversão é garantida, mais uma vez com comunicação lúdica, livre, de exploração sonora e de coletividade e comunidade. A sala do Batuque considera que aprender e ensinar Percussão Corporal é realmente para todas as pessoas e corpos, tornando a prática eficiente, democrática e plural. Viva os Barbatuques e a percussão corporal! 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SOBRE O AUTOR

Matheus Prado é percussionista, pesquisador e arte educador. Formado em Licenciatura em Música pela Faculdade Santa Marcelina e em cursos de formação do Instituto Brincante, iniciou sua carreira como docente ministrando aulas particulares e oficinas para companhias de teatro e grupos particulares desde 2003. Como professor regular de música lecionou no Colégio Giordano Bruno no período de 2008 a 2010 no ensino fundamental.

No ano de 2012 abriu a Sala do Batuque, espaço que dedica para o ensino de suas práticas e pesquisas musicais do Brasil e América Latina. E desde de 2013 faz parte do corpo docente de professores do renomado Instituto Brincante nos cursos de “Dança e Percussão” e “Percussão Brasileira”, além de atuar em vários espetáculos como artista da casa.

Como músico atuante na cidade de São Paulo, dentro de seus projetos e bandas já performou ao lado de João Donato , Chico César, Arthur Verocai, Lurdez da Luz, Paulo Miklos, Elza Soares, Hildon, Letieres Leite, Carlos Malta, entre outros. Atualmente participa como percussionista e membro de grupos relevantes de música brasileira instrumental como Silibrina e Projeto Coisa Fina, além de colaborar com a música de baile e canção nos trabalhos do Bloco Lua Vai e da cantora Victoria Saavedra. 

LEIA NOSSO BLOG

Aula de percussão – Capoeira

Capoeira Aprenda uma levada de capoeira no pandeiro!! https://youtu.be/ciwjIzqu6JA Fala batuqueirxs!! Nesse vídeo vou te ensinar uma levada de capoeira. A capoeira é uma importante

Leia Mais